Banco de Dados: O que é? Qual sua função?

Um banco de dados na nuvem é uma base de dados que pode ser acessada por meio de uma plataforma na internet. Isso significa que as informações não são armazenadas em um servidor local, mas sim em servidores remotos. Com esse tipo de sistema, é possível compilar grandes quantidades de dados. Além disso, devido a sua flexibilidade, é possível nomear colunas e modificar o relacionamento entre tabelas de modo que o relatório a ser gerado fique o mais personalizado possível para a pessoa que vai analisá-lo.

O que é um Banco de Dados

Ao implantar o uso de banco de dados em uma empresa, também é necessário trazer uma grande rede de segurança. Se dois membros, de duas equipes diferentes, precisam acessar simultaneamente os mesmos arquivos esta não é uma tarefa complicada e pode ser executada tranquilamente com um banco de dados. O relacionamento entre setores de uma mesma empresa que precisam de acesso aos mesmos dados também é beneficiado pela implementação de um banco de dados eficiente. Dada a grandiosidade desta dimensão, os bancos de dados são recursos muito importantes, tanto para empresas quanto para usuários. Em um passado não tão distante, empresas armazenavam dados de maneira offline. Uma contabilidade, por exemplo, guardava as informações sobre seus clientes em pastas e arquivos.

Preços do SQL Server

Essas tabelas estão então relacionadas entre si por meio de campos comuns, permitindo o estabelecimento de relacionamentos lógicos. Sucintamente, um banco de dados é uma coleção de informações que são armazenadas dentro de um sistema. Usualmente, chama-se esse sistema de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). A distinção entre lógico e físico O que é um Banco de Dados também se aplica às operações do banco de dados, que são ações claramente definidas que permitem aos aplicativos manipular os dados e as estruturas do banco de dados. As operações lógicas permitem que um aplicativo especifique o conteúdo necessário e as operações físicas determinam como esses dados devem ser acessados e, em seguida, executa a tarefa.

  • No entanto, algumas empresas podem economizar muito dinheiro optando pela terceirização, como hospedagem ou armazenamento em nuvem.
  • Existem diversos tipos de sistemas de gerenciamento, como MySQL e PostgreSQL.
  • Com o grande volume de dados armazenados pelos bancos, as empresas conseguem elaborar relatórios, fazendo análises específicas e comparativos entre períodos.
  • Alguns bancos de dados oferecem atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade, ou ACID, e conformidade para garantir que os dados sejam consistentes e que as transações estejam completas.
  • Suponha que um jornalista tem um banco de dados que apresenta informações sobre os jogadores de futebol europeus.
  • Esses sistemas são conhecidos como sistemas de processamento de arquivos, pois não possuem estruturas de dados definidas no código fonte, tornando sua manutenção muito difícil.

De acordo com William Pereira Alves, este tipo de banco de dados surgiu em virtude da necessidade de armazenamento de dados que não podiam ser retidos pelos sistemas relacionais tradicionais, devido às suas limitações. Com o avanço da tecnologia da informação, foram finalmente criados os bancos de dados, armazenados em computadores. Na década de 1970, surgiram os sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), que são programas especializados nesta atividade.

O que é SQL (Structured Query Language, Linguagem de consulta estruturada)?

É praticamente impossível pensar em armazenar dados sem que seja um banco de dados em nuvem. Alguns afirmam que a expressão é sinônimo de SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), que é um programa de gerenciamento de dados. O termo “banco de dados” também é usado para definir uma base de dados, que é um grupo de dados agrupados por um SGBD. São vários os tipos de banco de dados existentes e, com o passar dos anos e a evolução dos computadores, tornou-se possível o armazenamento de dados no formato digital. Para trabalhar com esse tipo de banco de dados, é necessário ter conhecimento neste tipo de linguagem, pois, os principais SGBDs para modelos relacionais são nessa linguagem.

  • É comum para muitas instituições a necessidade desse armazenamento de dados como uma forma de organizar essas informações que serão necessárias para consulta posterior da equipe ou da gerência.
  • Portanto, estudar banco de dados exige uma compreensão profunda dos conceitos básicos e das tecnologias envolvidas.
  • Hoje, as empresas podem utilizar data centers descentralizados, movendo seus dados, servidores e infraestrutura inteiro para fora da empresa, aproveitando todo potencial do cloud computing.
  • Dessa forma, os dados ficam menos sujeitos a ataques, e possibilidade de perdas.

Esse é um tipo de banco de dados gerenciado por machine learning, na nuvem. Desse modo, os backups, segurança, consultas e demais tarefas rotineiras ficam sob responsabilidade da inteligência artificial. Por fim, uma outra característica importante é sua linguagem, que é baseada no SQL (Structured Query Language). É justamente por isso que a categoria https://tripleten.com.br/ relacional é considerada fácil, pois a inserção dos dados é fácil e recuperável. Pouco tempo depois, surgem os bancos NoSQL, adaptados ao crescimento da internet e a necessidade de velocidade de processamento. Atualmente, o armazenamento na nuvem e os bancos de dados autônomos estão trazendo uma nova forma de armazenar, coletar e manipular dados.

Classificação dos data centers

Além disso, os SGBDs também contam com funcionalidades de backup frequentes e recuperação de dados em caso de problemas, falhas ou desastres. Em nosso currículo você também encontrará, no 3º módulo, uma disciplina voltada ao estudo básico de SQL, bancos de dados e ORMs. Os dialetos representam determinado desafio na hora de atualizar e fazer a manutenção de bancos de dados, principalmente para DBAs que não estão habituados a eles. É relacional e também foi desenvolvido em projeto de código aberto, todo escrito em C. Sites governamentais são outro tipo de repositório que precisa de redes de segurança que reduzam ao máximo os riscos de invasão.

O que é um Banco de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019 WD ALUMÍNIOS. Todos os direitos reservados.

Feito com carinho pela
Open chat
1
SEJA BEM VINDO A WD ALUMINIOS.
É UM PRAZER TER VOCÊ CONOSCO, EM QUE PODEMOS TE AJUDAR?